Certamente, as fábricas estão se movimentando para que os motores a combustão deixem gradualmente de fazer parte de suas linhas de produção, e aqui na MOTOCICLISMO você tem acompanhado esse cenário. Dessa forma, agora foi a vez da Kawasaki revelar um protótipo durante as 8 Horas de Suzuka, como um aviso do que será sua motocicleta híbrida.
É provável que essa moto seja apresentada na próxima edição do Salão de Milão – EICMA. Recentemente, uma patente foi publicada explicando como o sistema híbrido funciona no protótipo HEV.
No EICMA do ano passado, o CEO da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, falou sobre o programa de motos e scooters eletrificados em que o fabricante japonês estava trabalhando e também mencionou que até 2022 veríamos três novos modelos da marca com essa tecnologia. Parece que, sem dúvida, a hora chegou!
Uma Kawasaki para chamar de híbrida
Nessa nova moto híbrida, é possível perceber a ausência da alavanca da embreagem e do pedal de câmbio. Isso sugere que a moto será alimentada por um motor de dois cilindros em linha, provavelmente derivado da gama Z400.
Os desenhos da patente mostram o posicionamento do motor elétrico acima da unidade de transmissão, otimizando sua estrutura e compartilhando a caixa de velocidades. No protótipo visto em Suzuka, há um atuador no lugar do cabo usual operado pelo manete no guidão.
Outros desenhos mostram o sistema de controle eletromecânico do seletor de marchas. Ou seja, um motor elétrico é acoplado a uma série de redutores que aumentam o torque transmitido até a última marcha. A transmissão e a embreagem são gerenciadas eletronicamente por um software que processa os dados coletados por sensores. A lógica de mudança automática ou semiautomática através de botões no guidão é modificada dependendo se é usado apenas o motor térmico, o elétrico ou ambos.
Dado o espaço limitado que as baterias parecem ocupar, a funcionalidade puramente elétrica deve ser programada para viagens curtas, com o modo híbrido sendo ativado automaticamente nas fases de aceleração. Isso, teoricamente, pouparia o motor térmico, contribuindo para a economia de combustível.
Certamente, esse sistema de transmissão tem a vantagem de poder ser aplicado com simplicidade aos motores já existentes, além de não adicionar dimensões e peso significativos.
Vamos aguardar os próximos passos dessa atualização. E você, o que achou dessa novidade? Escreva sua opinião nos comentários!